CURSO DE COCADAS E DOCES DE CORTE- SENAR





Nos dias 25, 26 e 27 de outubro foi realizado no NEAM (Núcleo de Educação Ambiental) em Prado/Bahia o Cuso de Cocadas e Doces de Corte promovido pelo SENAR(Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), da FAEB(Federação da Agricultura e pecuária do Estado da Bahia), do Sindicato Rural de Prado e com o apoio da Prefeitura Municipal de Prado, visando a qualificação do produtor rural, agregando valor à matéria prima e proporcionando a renda familiar.
Maria Dione de Oliveira Santos, Instrutora de Beneficiamento de Alimentos, que veio de Itabuna para o curso, reconhece que “ a preparação de Cocadas se apresenta com atividade e habilidade a ser utilizada no decorrer de todo o ano, com a matéria prima cultivada em cada estação e mais algumas encontradas com abundância “, o que representa uma sustentabilidade e também a valorização do homem do campo.
O curso foi ministrado para 15 mulheres, donas de casa e doceiras de Prado, previamente inscritas através da Secretaria de Administração e Secretaria de Desenvolvimento Social, com a ajuda dos profissionais de coordenação dos Programas Sociais CRAS(Centro de Referência da Assistência Social), CREAS(Centro Especializado de Referência Social), PETI(Programa de Erradicação do Trabalho Infantil ) e PROJOVEM(Programa de Inclusão de Jovens).
Para os que desejam iniciar esta atividade,fazer doces para a geração de renda na família, a instrutora ensina: “ com gosto, carinho, paciência, amor e muita higiene em todas as etapas do processo, tenham certeza de que farão bem aos olhos, bolso, paladar e vida “,pois a rentabilidade dos produtos e garantida, além de culturalmente falando é uma atividade apreciada por todos e as Cocadas e os Doces de Corte são preferência nacional.
O lema do SENAH foi seguido durante esses dias de curso : “Aprender a fazer, fazendo! “ ( Como nos diz Paulo Freire ). Houve a produção de diversos tipos de doces e cocadas, o que pôde ser visto na culminância e degustação dos mesmos. Estavam presentes o Sr. Rogério de Moraes (Presidente do Sindicato Rural de Prado) e o Sr. Gilvan Souza Ferreira(Mobilizador do SENAR) que trouxeram também a notícia que, para o ano que vem, vários outros cursos serão oferecidos a comunidade de Prado.Aguardem !
Vejam a galeria de fotos no álbum de Solange Almeida Santos no Picasa

Nenhum comentário:

Postar um comentário